sábado, 12 de dezembro de 2009



2010 - O ano da Sustentabilidade


Caros amigos,


O ano de 2010 será o ano da sustentabilidade. Tal conceito não é configurado por um mito romantizado, e sim, por um imperativo para a manutenção de espécie humana sobre a terra. Através do encontro em Copenhague, poderemos vislumbrar de uma forma coerente o nosso futuro. Os líderes mundias precisam ser ousados em estabelecer propostas suficientes para a manutenção do nosso planeta.


Já que o protocolo de Kyoto não teve efeito, espero que Copehague não acabe simplesmente em um encontro de chocolates e vinhos. A realidade está a nossa porta: 2010 será o ano mais quente, viveremos a maior temperatura global já registrada, de acordo com o Instituto Britânico Met Office.


Necessário é que nas empresas se crie uma gestão eficiente de sustentabilidade. Essa ação será possível se a avareza for reprimida, e o entendimento de que tais políticas de gestão trarão lucros a um longo prazo com equilíbrio nos três pilares da sustentabilidade: Sociedade - economia - meio ambiente.


A ação depende de você também!


Estabeleça a prática de um consumo equilibrado, prefira produtos reciclados, fidelize-se a empresas que tem consciência ambiental. Recentemente estive na cidade de Juiz de Fora (MG) e tive o prazer de conhecer um supermercado com diversos produtos reciclados, a água para fazer a limpeza era aproveitada da chuva e na própria arquitetura do mercado é possível ver o respeito com o meio ambiente.


As mudanças climáticas estão prejudicando até o nosso passado. Diversos sítios arqueológicos estão desaparecendo na Califórnia (EUA), os sambaquis no Brasil, Sítios no Peru, Alpes Suíços, Sudão, Groelândia, Ucrânia e China.


É de grande importância a mudança de consciência por nossa parte. Chico Alencar diz que ser ecológico é negar a cultura da vaidade a serviço da felicidade privada. Para Leonardo Boff, precisamos mudar de uma forma radical. Do contrário, seremos "intoxicados por gases, degradados pelo veneno que nós mesmos, na Torre de Babel do nosso crescimento, construímos".


"A natureza aguarda a manifestação dos filhos de Deus" (Rm 8:19). Mude de mente, mude de atitude! Se isso não ocorrer, nossa inércia semeará o choro dos nossos filhos e netos no dia chamado Amanhã.


Forte abraço.


Pedro Henrique Curvelo

Dezembro de 2009

3 comentários:

Um menino grande... disse...

Gostei, Pedro

adorei sua ultima postagem, mesmo não sabendo colocar a piada do chocolate rsrsrs.

bricadeira, nota 10.

Unknown disse...

Copehague... balela... Parabéns pelo texto, Pedrinho! Como sempre demonstrando sua inteligência e conhecimento sobre o assunto abordado.
Beijos!

Unknown disse...

Copehague... balela... Parabéns pelo texto, Pedrinho! Como sempre demonstrando sua inteligência e conhecimento sobre o assunto abordado.
Beijos!