quinta-feira, 31 de dezembro de 2009




O QUE EU PENSO SOBRE UMA VIDA BEM SUCEDIDA

Uma vida bem sucedida não é o “prosperity-positivist-man”, fruto do capitalismo selvagem que vivemos. Longe dos castelos do individualismo posso dizer que o homem bem sucedido é aquele que sabe construir duas colunas.

A primeira diz respeito a sua própria vida. Ele sabe investir em si mesmo, cuidar da sua saúde, da sua alma, do seu intelecto e do seu espírito. Ele aprende a ganhar dinheiro com aquilo que ama fazer, e não se torna escravo do consumismo ou da luxúria ilusória.

Com essa coluna em construção, o homem bem sucedido constrói a coluna do seu próximo. Torna como princípio da sua vida o conceito da solidariedade, esta não fica atrelada a infantilidade onde o outro se torna dependente, e sim, ao valor da fraternidade, companheirismo (dividir o pão), até que o outro tenha a sua dignidade restaurada e possa andar com as próprias pernas.

Essas duas colunas representam o que Jesus falou: “Ame o seu próximo como a ti mesmo”.

O homem bem sucedido vive o dia chamado HOJE. Ele concede mais importância ao SER do que ao TER. Sabe chorar com os que choram e se alegrar com os que se alegram. Para ele, pecado é o que ele faz ao próximo que nunca faria consigo mesmo.

O homem bem sucedido pratica a sustentabilidade, o equilíbrio em todas as questões: Trabalho, comida, relacionamento, beleza, e religião.

Ser bem sucedido é respeitar o seu ritmo e viver o desenvolver da vida respeitando suas estações.

Feliz Ano Novo.

Pedro Henrique Curvelo
Dezembro de 2009

Nenhum comentário: