segunda-feira, 30 de julho de 2007

IMPERIALISMO – A INCOERÊNCIA DO PODER



No século 19 o desenvolvimento técnico foi o grande destaque. Inovações surgiram como a do motor a explosão, do automóvel movido à gasolina, do cinema e outros. No entanto, algo que parecia surgir para cooperar com a vida da humanidade parece como o enfraquecimento dela.

Empresas de maior porte passaram a sufocar as menores, eliminando assim a concorrência e formando o capitalismo monopolista. Para garantir a expansão dessas empresas, os governos dos países industrializados (Inglaterra, França e EUA) partiram para a conquista e o domínio de territórios.

Essa ação começa a sufocar as empresas nacionais dos países da África, Ásia e também da América Latina. Esses países enfraquecidos vêem o roubo do patriotismo. Países europeus querendo impor a sua cultura. Só para se ter uma idéia, na Argélia os franceses ensinavam aos argelianos que eles deveriam amar a França, a nova pátria deles.

“Meus filhos, amai a França, vossa nova pátria”.

O imperialismo fez com que as teorias de uma economia liberal, onde as empresas têm livre concorrência em um mercado competitivo, fossem abortadas. O capitalismo monopolista desafia o Estado, o qual, na minha opinião deve zelar por uma economia liberal.

O resultado dessa imposição é a falência de muitas empresas. É A LEI DA COMPETIÇÃO: Onde os preparados encontram o sucesso, e os que não tem encontram falência. Nessa situação também se enquadra a expressão bíblica: “A porta é estreita”. De fato ficou para as empresas de pequeno porte.


Sendo assim, o que vemos hoje como resultado é uma África miserável, vivendo uma herança de fome, com divisões tribais, guerras e estagnação econômica. Uma China que foi humilhada pela malandragem inglesa. Uma América Latina que não viveu uma independência de fato, onde se ver, claramente, os pobres sustentando os ricos. Isso é o que eu chamo de incoerência do poder.

Pedro Henrique Curvelo

Um comentário:

Anônimo disse...

Pelo visto você gosta mesmo de História, então, não hesite em adquirir conhecimentos em sua área!!!

Parabéns pelo blog. Deus te abençoe!! Thaysa.