domingo, 23 de setembro de 2007



CHE GUEVARA – A REVOLUÇÃO EM MOVIMENTO

Ao se falar em revolução logo lembramos do nome Che Guevara. Um jovem médico recém formado quando em 1953, deixou sua terra natal, Argentina, para entregar a sua alma para a América Latina e para a revolução.

Do comodismo para uma vida em movimento. Guevara poderia ter tido uma vida cômoda e tranqüila, com um bom emprego na área da medicina, se casar, construir uma casa e viver em “paz”. Porém, “Che” decidiu seguir os impulsos da sua alma para o estabelecimento do socialismo. Os seus discursos que sempre o seguiam eram os seguintes: a luta antiimperialista, soberania política e a formação do “homem novo” (isto é, do humano dotado de um conjunto de valores baseado na solidariedade e no espírito coletivista).

Che Guevara sempre criticou nos jovens o vício do reunismo. Onde os discursos dos jovens revolucionários não se tornavam em tarefas concretas. É o que vemos hoje, por exemplo, com a UNE e a CUT. O que elas são? De um ponto de vista históricos grandes instituições, agora, de um ponto de vista contemporâneo não representam nada.

Creio que hoje existam vários pessoas pelo caminho da vida levantando a VOZ DE PROTESTO. Que reclamam contra o individualismo, a corrupção da política, o “vômito” dos Estados Unidos. Por fim, podemos afirmar que a formação política da nossa geração não precisa de DEMAGOGOS “GUEVARISTA”, e sim, “CHES” DE ATITUDE CONCRETAS.
Pedro Henrique Curvelo

Nenhum comentário: