sábado, 23 de julho de 2011

A PRISÃO POLÍTICA DE JESUS NOS DIAS ATUAIS



   Política é uma arma que se utiliza para favorecer um interesse próprio (embora na teoria a palavra política venha do grego Politiké – relativa a polis, cidade e comunidade). Se o interesse próprio for também coletivo, ótimo! Pode-se unir o útil ao agradável. Se não for, haverá então um confronto. A figura da pessoa de Jesus, durante séculos, é assediada com as correntes da política, isso na época que ele esteve na terra como hoje.

   Vamos começar pela época que ele esteve na terra. Quando ele iniciou seu ministério na Judéia existiam inúmeros partidos políticos: Saduceus, Fariseus, zelotes, Herodianos, Samaritanos e Essênios. Vale lembrar que lideranças políticas e religiosas não se distinguiam muito, não havia diferenças como nos dias de hoje.

   Muitos grupos ao perceberem a popularidade de Jesus, quiseram proclamá-lo rei e aplicar um golpe de estado grandioso que confrontaria Herodes e até o Império Romano. Jesus percebia a estratégia da elite intelectual de sua época e se esquiva disso. Jesus apregoava que o seu Reino não era deste mundo, era de consciência, o caminhar individual do homem com Deus.

   Após sua passagem pela terra, seu nome foi utilizado para atender a interesses próprios. Tal confronto apareceu quando os apóstolos dirigiam a Igreja em Jerusalém. Constantino para evitar o colapso do Império Romano casa o estado com a Igreja. A igreja passa a “controlar” o nome de Jesus.

   A partir daí, podemos enumerar as atrocidades: Guerras santas, que na verdade eram econômicas, reis para respaldarem suas tiranias em nome de “Jesus” mandam matar e usurpar, Mulheres sendo torturadas e queimadas por causa de uma fofoca de que eram bruxas, católicos matando mulçumanos, católicos matando evangélicos, evangélicos matando católicos e assim vai.

   Diante de tanta escuridão na história a sociedade evoluiu nesse assunto? Quando falo evoluir quero dizer: Deixamos o nome de Jesus livre?

   Infelizmente não.

   Ainda utilizando o nome de Jesus muitos líderes religiosos e políticos manipulam o povo, ditam regras do que pode e não pode ser feito, amaldiçoam, roubam, pedem voto, enganam e enriquecem.

  E o povo cego segue. Afinal, falam em “nome de Jesus”.

Minha oração é que o nome de Jesus seja livre da dominação do homem. Que Ele seja livre na consciência de cada pessoa.

Afinal, está escrito que não devemos tomar o nome dele em vão.

PEDRO HENRIQUE CURVELO

Julho de 2011

Um comentário:

Anônimo disse...

Perfeito Pedro!
O Mestre falou ao coração e não a
mente gananciosa e enganosa!

Marcelo