sexta-feira, 25 de junho de 2010

QUANDO UTILIZAMOS O EVANGELHO COMO HORÓSCOPO



Tenho uma colega que diariamente consulta o seu horóscopo. Ela tem o signo peixes. Com esse hábito ela procura saber como será o seu dia que se inicia e como será o futuro. Com tal “oráculo místico” ela se anima para encarar as demandas da vida ou fica em alerta para o futuro.

Tal fato me levou a refletir que muitos cristãos utilizam o Evangelho como uma espécie de horóscopo.

Sim! Tentam descobrir por meio de alguma “revelação” aspectos que são individuais. Por exemplo:

Com quem Deus quer que eu case?

Qual emprego Deus quer que eu tenha?

Vou orar para saber qual a vontade de Deus sobre essa roupa. Será que devo usá-la?

Os que pensam que o Evangelho irá revelar essas coisas, irá se decepcionar. O máximo que a pessoa irá conseguir é uma “revelação” de algum “profeta” ou um pensamento que irá interpretar como a “voz de Deus”. Nessa ilusão direcionam as suas vidas e o resultado é ignorância, frustação e loucura.

Precisamos entender que as interrogações da vida (com quem casar, emprego e etc) pertencem ao homem apenas. Deus não se mete nisso! Não porque Ele não tenha tal soberania, mas ele confiou isso aos homens.

Quando lemos o Evangelho do Senhor Jesus, percebemos que a vontade de Deus é apenas que “amemos uns aos outros” . É isso!

O futuro cabalístico não deve pertencer ao homem, pois, como Jesus disse: “Deixe que o amanhã cuide de si mesmo”.

O hoje pertence ao homem, e com ele a responsabilidade nas decisões das questões naturais.

Pedro uma vez caiu na tentação de usar a relação com Deus como um horóscopo, ao perguntar como seria o futuro de João. Jesus apenas disse: “Que te importa? Quanto a ti, vem e segue-me”.

Portanto, devemos ter em mente duas responsabilidades: Cuidar das decisões da nossa própia vida sem transferi-la para os outros, incluindo Deus, e praticar a vontade divina (o amor ao próximo).

Junho de 2010
PEDRO HENRIQUE CURVELO

4 comentários:

Diego Ruas disse...

Ai velho.. gostei muito do seu blog!
poxa os textos são muito bons.. já toh seguindo! ;D
Parabéns fih!!!

da uma passada lá no meu blog tb:

http://subirquadrado.blogspot.com/

fica na Paz brother!

Yasminni disse...

Escuta que "coincidencia". Entrei no seu orkut mais cedo, abri o seu blog numa janela separada...e pensei comigo mesma: + tarde eu leio o blog dele. Horas depoiss...terminei de assistir um filme com a minha mae e fui mecher no meu computador. Estava navegando pela net e comecei a ler horoscopo...Assim que eu acabei de ler eu decidi dar uma olhadinha no seu blog. E de cara eu li " Quando utilizamos o envangelho como horoscopo"...Gostei da sua opiniao! Acho que vc esta super certo. Obrigada!

Yas disse...

http://www.youtube.com/watch?v=h5chjDWbBTs&feature=related

Lilian Arcanjo disse...

Concordo firmemente... Muitas vezes nos esquecemos de tomar nossas próprias atitudes... Isso pq temos medo de confiar nos ensinamentos que o Senhor nos deu.

Deus abençoe a todos.
http://arcanjoonline.blogspot.com/