domingo, 27 de setembro de 2009






XEQUE MATE DA TERCEIRA GUERRA MUNDIAL

Atenção, senhores!

Posicionem suas peças, pois o jogo negro vai começar.

Cada peça no seu quadrado, rei e a dama para um canto, bispos do outro, cavalos e torres posicionados e peões espalhados. O xeque mate dessa vez não será o fim, será o início.

O cenário mundial está sendo montando de uma forma que nos levará ao início-fim de um novo conflito mundial. Será a Terceira Guerra Mundial? Não faço a mínima ideia como será batizado esse conflito.

Mas, nesse jogo real não podemos abrir mão da lógica. Na América do Sul, por exemplo, temos um “populista-ditador”, Hugo Chávez, com um discurso “socialista” comprando armas e mais armas da Rússia, alfinetando os EUA e tentando influenciar líderes esquerdistas na Bolívia, Equador e Paraguai.

E o Brasil?

Está preso na embaixada em Honduras. Não sabe se vai ou se fica, se fica sabe que não vai, se vai sabe que não fica e se serve a “Deus” ou ao “diabo”, não trepa e também não sai de cima. O Lula aplica a mesma estratégia política de Vargas, empurrar com a barriga, e isso, ninguém faz melhor que o brasileiro.

No Irã, o presidente fundamentalista Mahmoud Ahmadinejad, que diz com veemência que o holocausto não existiu, vai conduzindo o seu programa nuclear, apenas para ter mais uma fonte de energia, mas, se Alá quiser, pode ser utilizado em qualquer guerra santa.

Na outra ponta do tabuleiro a Coréia do Norte com o seu pequeno ditador vai brincando em construir uma arma atômica. Brincadeira de gosto perigoso para quem se encontra perto como a Coréia do Sul e o Japão.

Enfim! Cada um cuide das suas peças. Só digo que o rei não poderá fugir por muito tempo, porque a lógica conduzirá ao Xeque Mate inicial.

Deus queira que eu esteja errado.

Pedro Henrique Curvelo
Setembro de 2009

Nenhum comentário: