domingo, 14 de setembro de 2008


O QUE LINDBERG FEZ PELA EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Fez a educação de Nova Iguaçu dar um salto de qualidade - Os novos indicadores do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – divulgados em junho deste ano comprovam que 66 escolas da rede municipal ultrapassaram a meta de qualidade de ensino estipulada pelo governo federal.
Implantou o horário integral – Com o programa Bairro-Escola 30 mil alunos de 48 escolas da rede passaram a estudar em tempo integral. Eles têm aulas de reforço e atividades extra-curriculares como esportes, cinema, dança, teatro e oficinas culturais.
Atraiu uma rede de voluntários da educação nos bairros – O Bairro-Escola funciona com ajuda de parceiros que são os grandes responsáveis pelo sucesso do projeto. Eles cedem seus espaços ociosos nos dias de semana para as atividades extras dos alunos.
Aumentou o número de vagas nas escolas - Em 2005 haviam 98 escolas funcionando em meio período. Atualmente são 102 escolas, 48 delas funcionando em horário integral. O quadro de vagas era de 9.117, com 64.922 alunos matriculados. Em 2008 são 12.199 vagas para 63.840 alunos matriculados.Reformou mais de 90% das escolas – 93 das 98 escolas municipais encontradas em péssimo estado em 2005 passaram por reformas e quatro novas unidades foram construídas. Outras cinco estão em construção.Ampliou as salas de aula - Antes haviam 878 salas de aula. Hoje, com as reformas e ampliações promovidas em toda a rede, o número de salas de aula passou para 934. Outras 38 salas serão criadas até dezembro quando as obras em mais 12 escolas estiverem concluídas.Instalou cozinhas nas escolas - A merenda era terceirizada em 2005. Hoje é feita nas cozinhas construídas nas escolas. Para isso, 600 merendeiras das comunidades próximas às escolas foram contratadas. O índice de rejeição à merenda atingia quase 45% em 2005 e hoje é de 0%. A ONG Ação Fome Zero premiou a cidade de Nova Iguaçu no fim de 2007 pela qualidade da merenda.
Ampliou o atendimento na educação infantil - O repasse às creches conveniadas aumentou 200% e com isso elas atendem a mais quatro mil crianças de 0 a 5 anos.
Aumentou o salário dos professores e incorporou o abono – Os quatro mil professores da rede municipal tiveram reajuste de 10% e agora podem se aposentar porque têm garantida por lei a incorporação do abono de 42,86% ao salário. O que antes era garantido apenas a título de bonificação e não contava para a aposentadoria, agora faz parte do salário.
Informatizou a matrícula – Acabou com as longas filas de pais na porta das escolas. Hoje os pais escolhem entre três opções perto de casa para matricularem seus filhos. Garantiu a inclusão digital de milhares de pessoas - Em 2005 apenas 1% dos alunos da rede municipal tinham acesso à computadores, hoje, todas as escolas dispõem da tecnologia, que garante o acesso dos mais de 60 mil estudantes da rede aos micros. Também instalou mais de 40 telecentros nos bairros com cursos de informática básica que atendem 12 mil pessoas. Levou alfabetização e aceleração dos estudos a 13 mil - Até 2005 havia apenas um programa de alfabetização, limitado às mulheres. Esse programa havia formado até o final de 2004, 1.300 mulheres. Hoje, 11 mil pessoas aprendem a ler e a escrever por meio do Brasil Alfabetizado e outras duas mil pessoas estão completando os estudos no programa Tecendo o Saber. Trouxe a universidade pública - A universidade pública saiu do papel em 2005 e funciona no Colégio Monteiro Lobato com quatro cursos de nível superior que atendem 1.300 alunos. O novo prédio da universidade está sendo construído e a partir do ano que vem passará a atender quatro mil alunos. Garantiu o pré-vestibular gratuito - O sonho de entrar na universidade se tornou realidade para o filho do trabalhador. O pré-vestibular gratuito começou em 2005 com 300 vagas e hoje está oferecendo 700. Mais de 150 pessoas conquistaram a vaga em universidades públicas nos dois últimos vestibulares.Bolsas de estudos e qualificação profissional - 480 jovens universitários recebem bolsa mensal de R$ 300 para atuarem nos programas educacionais de Nova Iguaçu. A prioridade é para bolsistas do Pró-Uni e cotistas da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). Em 2007 foram qualificados 3000 mil jovens, 900 deles foram absorvidos pelo mercado de trabalho. A partir de julho deste ano outros 4.500 jovens terão acesso aos cursos de qualificação profissional em mais de 100 locais espalhados por Nova Iguaçu.






Vote 13 - Pedro Henrique Curvelo

Nenhum comentário: