quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Chore pelos filhos de Sara! Chore pelos filhos de Agar! Uma reflexão sobre o conflito entre Palestina e Israel



Bíblia a respeito de Isaque filho de Sara (os israelenses são descendentes de Isaque):Gênesis 17:19: 

"E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei a minha aliança, por aliança perpétua para a sua descendência (Israel) depois dele." Gênesis 17:19

Bíblia a respeito de Ismael filho de Agar (os árabes são descendentes dos ismaelitas):

Mas também do filho (Ismael) desta serva farei uma nação, porquanto é tua descendência." 

Gênesis 21:11-13

Alcorão a respeito de Ismael filho de Agar:

"Deus deu dons a todos Ismael, Eliseu, Jonas e e Lot favor acima das nações. Com alguns de seus antepassados e seus descendentes, e seus irmãos; e Nós os escolhemos e os guiamos até à senda reta" Alcorão 6:86, 87

Alcorão a respeita de Isaque filho de Sara:

“E sua mulher, que estava presente, pôs-se a rir, por lhe anunciarmos o nascimento de Isaac e, depois deste, o de Jacó. Ela exclamou: Ai de mim! Conceber, eu, que já sou uma anciã, deste meu marido, um ancião? Isto é algo assombroso! Disseram: Assombras-te, acaso, dos desígnios de Allah? Pois sabei que a misericórdia de Allah e as Suas bênçãos vos amparam, ó descendentes da casa (profética); Ele é Louvável, Gloriosíssimo.” Alcorão, 11:71-73

O conflito entre Israel e o Hamas da Palestina fez o mundo novamente refletir sobre a situação na terra da Palestina. 

O excesso de informações e o sensacionalismo das redes sociais ofuscam uma reflexão clara da situação. Não é objetivo aqui desse texto fazer o trajeto histórico e social. Demandaria muito tempo, pois é complexo. Envolve a figura de Abraão na Bíblia e do Alcorão, a invasão de Canaã, a invasão dos Assírios a Israel, a conquista da Babilônia, o império Persa, a invasão Romana, os Otomanos, o Holocausto e a formação do estado de Israel, confronto com o Egito, Síria e Jordânia.... ufa! É muita coisa envolvida.

Hamas é só a ponta do iceberg. É uma milícia (terroristas) de cunho político e religioso. É fruto do extremo da crise humanitária e política que vive a Palestina.

É irracional abrirmos mão da complexidade política local para ficarmos presos só a jargões religiosos e políticos.

Colocam uma narrativa de Cruzada Religiosa que já foi usada no passada pelos Cristãos europeus para tirar Jerusalém do muçulmanos e dos judeus.

"Israel sofre isso porque tem governo de extrema direita". Jargão político e sem sentido. Hitler atacava os judeus com ambos os jargões: Religioso ao dizer que os alemães vingariam a morte de Jesus, matando os judeus e político ao dizer era o berço do capitalismo. Mas, depois dizia que era o berço do comunismo e assim por diante. Sem sentido nenhum.

Entenda isso:

Hamas não é igual a Palestina. É a mesma coisa que comparar a milícia e tráfico do Rio com a população.

É legítima a causa Palestina. Mas não é legítimo o terrorismo do Hamas. Quando teve a formação do Estado de Israel na ONU, com participação do brasileiro Osvaldo Aranha, dividiram a terra palestina. Reconheceram Israel como Estado. Mas, não reconheceram os palestinos como nação soberana.

É legítimo o direito de defesa de Israel. Mas não é legítimo bloquear água, comida e energia para Gaza. Ou os assentamentos judaicos em território palestino. É cruel não permitir que os palestinos se refugiem em Israel. E colocar que só devem fugir para o Egito. Além de cruel é egoísta. Querer que o vizinho lide com um êxodo que ele mesmo não quer administrar.

Cuidado com o jogo de narrativa dos políticos e da mídia. Se você só escuta a história da chapeuzinho vermelho e o lobo mau pela ótica da chapeuzinho, o lobo sempre será mau.

Se for se lamentar pelos filhos de Sara (Israel), chore também pelos filhos de Agar (Palestinos). Pois no final possuem a mesma origem.

Por fim, penso que terra pertence aos dois. Acredito que o Hamas irá perder. Irão pegar isso como troféu e não irão tratar a causa raiz: A questão da soberania da Palestina. Não pense que é um problema simples. Após o fim da Segunda Guerra Mundial até hoje, não se chegou a uma solução final. Por isso, não simplifique o que é complexo. 

Pense nisso.

Pedro Henrique Curvelo

Outubro de 2023

2 comentários:

Helder disse...

Concordo. Já vejo religiosos que já estão tomando partido de apenas um lado, como se fossem as vítimas. Também acho que vale entender os motivos dos dois lados para não ficar com uma opinião deficiente e injustas das duas causas.

Anônimo disse...

Sem dizer que é uma briga de longa data