sábado, 4 de julho de 2015

OPERAÇÃO LAVA JATO – ATÉ QUANDO A ÁGUA IRÁ DURAR?



A operação da Polícia Federal “Lava Jato” é significativa no seu título de batismo por mexer com uma sujeira grossa que, de tão complexa, sempre se empurrou para debaixo do tapete. Com a transparência dos fatos, vivemos momentos de surpresa pela sociedade, medo por parte dos corruptos, “oba-oba” da oposição e correria por parte da imprensa devido a tanta informação.

Cada jato traz uma novidade que está ligada a um deputado, este a um empresário, este a fulano de tal e assim por diante. É um ciclo do “carma” político.

Essa sujeira sem fim traz um problema sério. A falta d’água. Isso mesmo! Não há como sustentar por muito tempo essa força da Lava Jato. Não há energia e nem estrutura para lidar com tanta sujeira.

A sociedade não deve esperar que uma operação policial venha a exorcizar nossa política.

Não é personificando o Lula para “Judas” que iremos nos limpar.

Não é retirando um determinado partido do poder que poderemos fechar a torneira.

Corrupção é um aspecto moral da nossa sociedade. Não são apenas políticos que são corruptos. O que existe é um povo corrupto que se manifesta na política. Uma vez escrevi se criticamos os corruptos porque somos honestos ou porque somos invejosos. É comum ver um cidadão fraudando compras no trabalho, desviando aquisições, mentindo na declaração do Imposto de Renda, subornando um policial em uma blitz, colando nas provas, pagando uma pessoa para amenizar em determinadas dívidas com a prefeitura, pagando um advogado para fraudar uma aposentadoria e por aí vai. Somos criativos no jeitinho.

Mas, voltando ao campo político. Corrupção não foi gerada pelo PT. É institucional e hereditária. A nossa herança vem desde a época da colônia. Para se ter uma ideia, quando a família imperial chegou ao Brasil, alguns cargos políticos não tinham salário. Que isso? Trabalho escravo? Não. Pelo contrário, fonte de dinheiro! Esses cargos eram disputadíssimos. Uma vez entrando se fazia muito dinheiro.

Mas, não pense você que isso é um mal de brasileiro. Corrupção existe em qualquer lugar em que o homem esteja. O problema é que não temos pulso firme para lidar com isso.

A Lava Jato investiga o “diabo” e quem fez pacto com ele. Mas, como esse esgoto é profundo, um momento a água ficará fraca e não conseguirá revelar mais nada. Ela precisará decidir se coloca o jato d’água apenas na Petrobras ou em todos os setores onde o cartel de empreiteiras atuou.

Nosso poder judiciário precisa se organizar para peneirar toda essa sujeira. Colocando-a na lixeira adequada. Isto é, estruturar um processo de apuração, julgamento e punição.

Com isso visível, iremos evoluir. Até lá, partidos da oposição pegam o lixo como marketing político, mas se esquecem de ver que suas mãos também estão sujas.

A Polícia Federal uma hora precisará fechar a torneira e falar para o judiciário: Limpa esse monte de lixo já revelado! Do contrário, o vento irá dispersar. E acreditem, nossa nação tem memória fraca.

Pedro Curvelo

Julho de 2015

Imagem: http://noticias.uol.com.br/album/2015/01/05/charges-2015.htm

Nenhum comentário: