sábado, 27 de julho de 2013

PAPA FRANCISCO - Unus, Humus


Papa Francisco: líder carismático, orador coerente e discípulo de Jesus.

Ter carisma é consolidar o sentimento, pensamento e modo de vida do povo. Onde ao ver o líder, seja possível ver um verdadeiro representante dos mais profundos anseios de uma sociedade complexa. É o ponto de motivação que pode trazer um colorido para as tribulações da vida. É também, um outro ponto de tentação para aquele que se encontra na liderança. Onde surge o risco da soberba. 

Ter um Papa que evita excessos é uma ruptura com a história dos pontífices que já passaram pela cadeira de Pedro. Tal comportamento, cativa o povo.

A estadia de Francisco no Rio de Janeiro marca uma nova semeadura da fé católica. Digo isso porque o Rio é uma das três unidades da Federação onde o número de adeptos não ultrapassa a 50% da população.

Fico feliz ao ver que a Jornada Mundial da Juventude despertou a hospitalidade dos cariocas, no abrir as suas casas para os peregrinos. Isso é um dos maiores valores do Cristianismo.
Vale destacar, que não apenas católicos abriram suas portas, templos de Umbanda, Igrejas Evangélicas e Clubes Judaicos também compartilharam seus espaços.

ESPIRITUALIDADE 

Francisco atende aos anseios de uma juventude que tem fome de espiritualidade, mas o dogmatismo da instituição religiosa não consegue saciar. Um misticismo materializado em ações. No simples entrar em uma casa e compartilhar do mesmo pão. No ouvir a história de vida do outro, diferente, mas igual diante dos olhos daquele que tudo ver.

O LEGADO

O que o Papa deixa de herança com a sua visita? O calor humano! É a resposta.
Claro que isso é uma característica do povo latino, mas a dimensão desse entendimento envolve o acolhimento aos necessitados, ao próximo (desde aquele que está na sua casa até a pessoa do seu lado no ônibus). Humildade faz parte dessa conexão. Seu cargo religioso não o distanciou das massas. Da mesma forma, as massas não o afastaram da sua crença.

FIGURA POLÍTICA 

O povo carece de líderes. A juventude brasileira carece de figuras que os inspiram. A seqüência de passeatas no Rio e no Brasil revelam a falência do sistema político. O Papa concentrou, de maneira consciente e inconsciente, a ânsia da população para a projeção de um líder! Carismático e não passivo diante das injustiças sociais. Que sabe salgar e ser luz. que administra para o povo e não para um grupo, seja ele religioso, empresários ou coligações políticas. 

O Papa comungou com o povo. Enquanto Dilma se trancou no seu palácio, Cabral em sua suposta depressão e Paes que deixou escapar erros de gestão grotescos que mancharam a imagem do Rio.

Ele falou para os católicos, para os brasileiros e para o mundo.

Diálogo religioso: ninguém tem a patente da verdade.
Justiça social: através da solidariedade e reforma política.
Fé: No mistério da Cruz com as renúncias que fazem parte.

Não sou católico. Mas agradeço a Deus pela oportunidade de ter sido edificado pelo Bispo de Roma.

Não vi um semideus. Vi um discípulo de Jesus.

Deus abençoe os meus irmãos católicos e ao Papa Francisco.
Deus abençoe o Brasil!

Pedro Henrique Curvelo
Jornada Mundial da Juventude 2013

Nenhum comentário: