quarta-feira, 19 de junho de 2013

PROTESTO ESTRATÉGICO - Uma reflexão sobre o gigante que acordou



Declaramos que o gigante acordou. Porém, como ele estava por um longo período dormindo, ao acordar, começa a correr desorientado.

A multidão se levanta em cada canto do país, vomitando aquilo que ela estava engolindo durante anos: Corrupção, aumento da passagem de ônibus (bem acima da inflação), superfaturamento com as obras da Copa, julgamento do Mensalão concluído, mas sem nenhuma punição e outros pontos azedos da nossa política.

SISTEMATIZAÇÃO DO PROTESTO

Uma vez despertada, essa marcha precisa de um rumo. Ou seja, sistematizar as reivindicações. Gritar apenas nas ruas e ver alguns em confronto com a polícia, fará ouvirmos declarações do Tipo: “É legítimo protestar, faz parte da democracia. Estamos abertos para negociar com os líderes suas reivindicações”. Essa frase foi do Cabral (Governador do Rio) e de forma semelhante do Eduardo Paes. Ora, sabemos que nesses protestos não há líderes específicos. Apesar do Movimento Passe Livre (MPL) ter ganhado visibilidade. Não há a figura de um líder e nem partido. Existe o povo. Logo, se não existir uma sistematização das reivindicações, a multidão irá se dissipar como a nuvem. E no final, eles dirão: 

“Queríamos dialogar, mas ninguém apareceu”.

Uma forma de sistematizar é entregar por escrito as reivindicações do tipo:
·        
      Diminuição da passagem do transporte público;
·         CPI para investigar o dinheiro gasto na Copa;
·         Prisão imediata dos condenados pelo STF no caso do Mensalão e outras.

Formalizar por e-mail para os líderes políticos. Devemos encaminhar também para a Imprensa como cópia dessa ação. O Movimento Passe Livre já fez isso.

Precisamos protestar não apenas com paz, mas de forma estratégica.

PREJUÍZO POLÍTICO
Com essa ação, podemos já prever o impacto nas eleições do ano que vem. Pezão, filhote político do Cabral, ficará muito distante da vitória como Governador. Para Presidente, Dilma será prejudicada porque a Prefeitura de São Paulo é do PT, Aécio Neves será prejudicado porque o Governo de São Paulo é do PSDB.
Será nítida a ascensão do PSOL, do PV e da Marina Silva (Rede).

LEGITIMIDADE DA VIOLÊNCIA

Protestar em paz é o ideal. Agressão e depredação do patrimônio público não é legítimo, é vandalismo. No entanto, se o governo não executa de forma ética e justa, se o legislativo não fiscaliza e não propõe leis favoráveis para a população e se o judiciário confunde imparcialidade com cegueira, resta, então, o risco da pressão popular fomentar pequenas milícias para tirar pela força esses governantes, como foram os casos no governo de Getúlio Vargas, no período da Ditadura, como foi com Fidel e Che em Cuba e como tem sido atualmente na Síria. O “vandalismo” ganharia legitimidade, respaldada pelo povo.

Acredito que ninguém deseja isso. Nosso anseio é pela mudança através da paz, diálogo e conscientização dos governantes. Mas, se não ocorrer isso, uma guerra civil será um meio para atingir a um fim.
Que Deus abençoe nossa nação

Pedro Henrique Curvelo

Junho de 2013

Nenhum comentário: