quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Mônica e o Carnaval




Foi um carnaval desses que Mônica fez um retiro. Se isolou da família, das amigas, dos padrões e da ortodoxia de qualquer moralismo.

Se isolou também dela mesma. Dos seus medos, sua moral e dos conceitos que ele formava por falsidade ou por convicção.

Ela se fantasiou. Tudo para que o espelho não a regredisse ao real. Se coloriu, criou personagens e dançou. 

Jogou o relógio fora e o celular desligou. Cada som de um bloco era um novo momento. Conheceu pessoas, riu, brincou, bebeu, vomitou, descansou, se levantou e seguiu.

Na magia do carnaval, beijou sem pudor, homens e mulheres. Ela beijava e depois perguntava o nome. Quando perguntavam o dela, não respondia. Era uma forma de não quebrar o encantamento.

Na apoteose, os homens se transformam em deuses, mitos, folclores. É o sincretismo das culturas, do passado brasileiro: Negro, Índio e portugueses. 

Na apoteose os ritos da carne são explorados. Apesar de ser a festa da carne, é a essência humana que é conhecida sem censura. As fantasias são os arquétipos: monstros, rainhas, heróis e crianças.

Mônica em êxtase dançava com todas as suas forças. Um olhar e a visão de um homem fantasiado. Levada pelo desejo o beijou, dançou e para ele se entregou.

Uma noite, uma eternidade. Uma transa e um gozo jamais explorado. Ela estava livre sobre a aurora de Afrodite. Do vinho de Baco bebeu e ligou a sua alma a do rapaz que conhecera.

Qual o nome dele? Não sei.

Já ela, apesar das diversas fantasias, seu nome era Mônica. Histórias ela terá o ano todo para contar para as amigas. Já para sua mãe, mistérios a esconder. 

No seu corpo o cansaço e o renovo dessa experiência. A fantasia, no entanto, gerou algo real: a gravidez.

Um filho amado, mas não esperado. Filho de Mônica com...

Quem é ele? Ela nunca saberá. Mas seu filho ao nascer será um memorial daquela experiência. Terá sempre o entendimento: Fantasias e realismo sempre assombraram um ao outro.  Cabe ao homem a habilidade de conciliar os dois.

Pedro Henrique Curvelo
Carnaval de 2013

Nenhum comentário: