domingo, 29 de janeiro de 2012

Não consigo viver o REAL e o IDEAL. O que faço?

  
 Na estrada da vida existem duas vias: O caminho IDEAL e o caminho REAL. Na nossa dinâmica de vida, constantemente você é desafiado a escolher um desses caminhos. No entanto, se você não consegue escolher um dos dois, você fica parado. Uma vez parado, você não evolui, atrofia, regride e adoece.

   Jesus uma vez teve que explicar essa diferença. E o exemplo levantado foi do divórcio. Jesus foi franco ao dizer que o IDEAL é que o homem não se separe devido ao princípio espiritual de que “o que Deus uniu, que não separe o homem”. Para mostrar o contraste com relação ao IDEAL, as pessoas que ouviram Jesus, o questionaram com a REALIDADE. Perguntaram então por qual motivo Moisés liberou a carta de divórcio. A resposta de Jesus foi direta: “por causa da dureza do coração de vocês”. Em outras palavras, por causa da REALIDADE de vocês. Ou seja, o IDEAL é que não se separe, mas se não há como viver o IDEAL, então, viva o REAL de uma forma responsável. O que não pode ocorrer é ficar parado, vivendo a angústia por não conseguir viver o IDEAL e ficar vivendo uma constante aflição com isso.

  A lógica por trás disso, caro leitor, é que você precisa viver e construir a sua história. Seja pela via do IDEAL, ou pela via do REAL.

  Diversas pessoas vivem presas a aflições porque não conseguem viver o IDEAL que elas projetaram ou que a família e religião ensinaram. Como consequência, não se desenvolvem, não são felizes.

  A Bíblia mostra o exemplo do divórcio para nos ensinar esse conceito. Mas, podemos falar outros.

  OPÇÃO SEXUAL

  Tem alguns homens e mulheres que tem conflitos com a sua opção sexual. Percebem, por exemplo, que não são heteros, e sim, homossexuais. Ao invés de assumirem essa realidade, passam a viver um conflito porque o IDEAL da sua tradição familiar, ensinamentos religiosos não o ensinaram assim. Ao não assumir o REAL passa a viver uma vida de hipocrisia, sofrimento, vícios e até suicídio. Se você não consegue viver O IDEAL que a sua religião ensinou ou família, seja maduro para assumir a realidade. Seja verdadeiro com você e continue vivendo.

FINANÇAS

  Existem pessoas que o IDEAL de vida feliz é ser rico. No entanto, o REAL mostra que elas são pobres. Ao ter a dificuldade de viver essa realidade, não conseguem pacientemente trabalhar e estudar para conseguir uma vida melhor. Passam então a se envolver em financiamentos e empréstimos diversos para poder ter uma vida que não irão conseguir sustentar por muito tempo. Como consequência, se tornam mais pobres, se tornam em alguns momentos mentirosas tentando viver um status que não tem. Mentem, por exemplo, no Facebook ao dizer, por exemplo, que estão viajando para determinado lugar, mas, na verdade estão em casa.

  RELACIONAMENTO

  Pelos seus sentimentos e percepção, você pode dizer que o IDEAL era namorar ou casar com uma determinada pessoa. Mas, a vida REAL não proporciona isso, a pessoa que você queria, se relaciona com outros que na sua avaliação não seria o IDEAL. Ao não ter estrutura para lidar com o REAL, você corre o risco de viver uma esperança utópica de que um dia você vai conseguir aquele determinador amor ou faz algumas simpatias para isso.

  Poderia descrever vários exemplos. Mas, acredito que o entendimento você já alcançou.

  Se não consegue viver o conceito do IDEAL, elabore e passe a andar naquilo que a vida colocou como REAL.

  Por fim, aprenda duas coisas:

  PRIMEIRO: Viver o REAL possibilita estrutura para alcançar o IDEAL ou mudar este último conceito. Ao ponto, de perceber que o REAL, na verdade era o IDEAL que você sempre quis.

  SEGUNDO: Viver a realidade de hoje não significa que será a realidade de amanhã. A vida é dinâmica, pois tudo muda. Sendo assim, mude a sua mente.

  Pense nisso!

Pedro Henrique Curvelo
Janeiro de 2012

domingo, 15 de janeiro de 2012

O PRINCÍPIO DA HONRA


   A honra é o mais alto grau de reverência de um ser humano para com o outro.

   O ato de honrar é uma movimentação que uma pessoa faz no campo psíquico e espiritual.


   Quem honra evolui, se renova no caminho natural e sobrenatural chamado vida.

   A honra é o pilar da vida. A tradição judaico-cristã exalta este fato quando, por exemplo, fala sobre honrar pai e mãe. Esse mandamento está ligado a longevidade. O Apóstolo Paulo, posteriormente, vai condicionar o fato de honrar com o fato de tudo correr bem sobre essa terra. Moisés, estadista hebreu, disse que quem não seguisse esse princípio deveria ser executado.

   A lição é: Quem não sabe honrar não prospera, não tem vida e nem saúde.

   A prática da honra é no dia a dia diante daqueles que a Vida coloca em nosso caminho. É servir o outro nas suas necessidades. São os Guardiões da Honra que estão sempre a postos e que entendem que a vida não é só receber, é também doar. Não é só construir os próprios interesses, mas também, cooperar para o sucesso do outro.

   Honra é reconhecer a importância do outro. Seja ele quem for: Pai, mãe, amigo, irmão, patrão, empregado, autoridade, um líder religioso ou algum ativista de alguma causa.

  A honra está ligada a dignidade. Quando você honra alguém, você está alimentando a dignidade dessa pessoa.

   Ao longo do caminho existem pessoas que te honram, que tem a preocupação sobre o seu bem estar e que poderiam dar a vida por você. Faça isso também! Saia da caixa que é você mesmo e pratique o princípio da honra, acredite e invista no próximo. Fazendo isso, naturalmente você irá viver um legado de vida, saúde, paz e prosperidade.

  Pense nisso!

   Pedro Henrique Curvelo
Janeiro de 2012

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A VIDA É O MAIS IMPORTANTE?





Não é a vida mais importante que o alimento?

Jesus uma vez despertou essa reflexão nos seus discípulos.

E a conclusão foi que sim! Ela é mais importante que o alimento. Logo, por qual motivo andamos tão ansiosos?
A ansiedade, de fato, tem levado o homem a correr demais, trabalhar demais, se preocupar demais com uma conta a pagar, um romance não correspondido, uma meta sobrenatural a ser cumprida no trabalho, um corpo perfeito a ser alcançado, enfim, mais, mais e mais!

É tanta preocupação e ansiedade que não temos tempo para viver.
Quando falo em viver me refiro a desfrutar de um instante, um momento.
Existe uma diferença entre "se matar de trabalhar" e ganhar dinheiro com uma habilidade ou atividade que lhe agrada.
Existe uma diferença entre pagar as contas de casa e compartilhar uma refeição com a família em um domingo qualquer.

Existe uma diferença entre namorar uma pessoa que te aceita do jeito que você é e torrar dinheiro com uma mulher que não te ama.


Existe uma diferença entre empurrar a doutrina da sua religião nos outros ao ponto de ser agressivo e viver um período de silêncio, reflexão e gratidão.

Viva mais! Isso significa errar e acertar mais. Não importa! O viver é o principal objetivo.

Sendo assim, não perca tempo! Invista hoje naquele seu talento, habilidade, aquilo que lhe dar prazer. Você irá perceber que não irá ficar preocupado com o término do expediente. Não irá ficar desejando ardentemente um feriado. Pois, o trabalho será para você um prazer. Não pensará nem em aposentadoria.

Desfrute do seu salário! Compre aquilo que você sonhou. É justo você desfrutar o salário conquistado com o suor do seu trabalho. Um grande amigo uma vez me disse: "Pedro, dinheiro foi feito para gastar". Gaste, então! Gaste com moderação. Junte só se tiver um objetivo.
Desfrute das suas amizades. Tenha esse hábito. Temos uma rotina tão louca que esfriamos isso.

Almoce com calma (exceto se você for operador de telemarketing). Se o seu trabalho não permite você comer em paz, tenha então o objetivo de trocar de emprego. 

Se colocou uma roupa bonita, desfrute desse momento.

Se comprou um celular novo, desfrute das suas funcionalidades. Não saia igual um louco para comprar um novo modelo. Nesse sentido sim, guarde o dinheiro.

Você mora perto de algum ponto turístico e não visitou? É um absurdo uma pessoa vir de fora e desfrutar de algo que está na frente da sua casa.

Você é único, a sua vida é única. Então, só existe um único momento para você desfrutar do que você é e do que a vida lhe deu: Hoje! 


Pedro Henrique Curvelo
Janeiro de 2012

sábado, 7 de janeiro de 2012

CARLOS, JOÃO E O PREGADOR


O sistema impõe as suas cercas, placas e estradas para o motor das nossas vidas, induzindo o caminho que devemos seguir, comportamento e escolhas a serem adotadas.

Nesse sistema vivem Carlos, João e o Pregador. Aliás, diversas pessoas vivem. Eles vivem ou vegetam? Não sei! O sistema ainda não me deu um dicionário.

Dentro de uma caixa temos que agir de acordo com o tempo social, estabelecidos por nós como algemas para segurar nossas asas. Carlos tem algemas, ele não ver, pensa que é livre, pois ganha bem e pode satisfazer suas pulsões de consumismo. Na verdade, ele é cego e usa óculos de grau. Que irônico!

Os pássaros voam. Os seres humanos não. Sofisma que encantou o nosso raciocínio. Temos asas sim! Asas na alma, no nosso interior. Temos a linguagem da alma, o simbolismo do renascer espiritual, ritos. Acredite, temos a possibilidade de jogar com as cartas dos anjos e não percebemos.

João muito menos! O coitado se "mata" todos os dias, tentando fazer seu "pé de meia", consome até ao máximo suas energias, se sujeita a certas coisas no trabalho, afinal, precisa pagar as contas. Quando tem uma folga, enche a cara até cair. É um êxtase que proporciona um falso momento de fuga da realidade e asas imaginárias, que ele pula e cai, pois não são verdadeiras.

E o pregador? Sei lá! Ele estava aqui perto quando escrevi esse texto. Deus sabe onde ele anda. Fiquei sabendo que ele decidiu ir contra o fluxo. As pessoas “sãs” o chamam de louco porque largou o emprego e não focou em conquistas materiais. Ele vive durante a semana na cidade grande, fica pregando sua fé no trem e no metrô. Essa semana ele foi expulso pelos seguranças. O “danado” voltou no outro dia! (risos)

Ele fala uma “parada” que não faço a mínima ideia do que seja. Fala da sua vida antiga na favela e vida após a morte. Ele vive o seu mundo. Pois é! Libertou-se do mundo visível e se tornou o dono do seu próprio. Sabe viver bem nos dois, não machuca ninguém, nem a ele mesmo.

Carlos e João pegam o mesmo metrô que o Pregador. Carlos e João descem na estação da Central, no Rio de Janeiro. Já o pregador, ninguém sabe em qual estação ele desce. Melhor assim, pois se descobrirmos onde o vento nasce, perderíamos o prazer da surpresa e do fantástico.

Viver é relativo, é sombrio e é luz! É gozo!

Pedro Henrique Curvelo
Janeiro de 2011

domingo, 1 de janeiro de 2012

2012 – O ANO DA CONSCIÊNCIA




Nós gostamos de definir datas, ciclos e fases. Condicionamos a evolução da nossa existência a um calendário. 12 meses é um tempo para construir, no fim, paramos para refletir, fazer balanços, e mensurar se aquilo que colocamos na agenda, foi possível alcançar.

Existem projetos que alcançamos durante o ano. Alguns que não alcançamos porque não foi feito nada. E outros que, embora tenhamos feito a nossa parte, não conseguimos. Nesse momento, você pode interpretar como quiser: intervenção divina, condução do destino ou simplesmente não deu.

Dia 31 de dezembro se torna um dia para profetizarmos. Declararmos que o próximo ano será um ano de conquista e prosperidade, para isso, passamos a virada dentro de uma igreja, jejuamos, colocamos aquela cor da sorte, mergulhamos sete vezes para Iemanjá e lhe entregamos oferendas em um barquinho (que inclusive agora tem versão sustentável. Interessante!).

No entanto, quero desafiar você para algo diferente. Ao invés de dizer que 2012 seja o ano da conquista, do recomeço, da prosperidade, da restituição ou qualquer outro título que você queira. Quero convocá-lo a declarar que será o ano da consciência.

Nossa geração tem evoluído. Como brasileiros temos vivido tempos de prosperidade. Prosperidade essa que os nossos pais e avós queriam ter visto no passado. Temos facilidade de crédito, acesso a informação, oportunidades de emprego e possibilidade de ter uma qualidade de vida melhor.

A nossa tecnologia em uma progressão acelerada tem tornado tudo mais dinâmico e inovador. Em contrapartida, a nossa consciência tem regredido.

O bom senso tem entrado em extinção. É lamentável, por exemplo, você pegar uma condução para o seu trabalho e pessoas escutando música sem fone de ouvido. É triste você olhar para um sinal de trânsito vermelho, atravessar na faixa de pedestre e, de repente, um carro quase te atropelar. Ou então você ver uma mulher grávida em um metrô e ninguém ceder o lugar.

Perdemos o conhecimento dos bons modos. Não percebemos mais o: “Bom dia”, “com licença”, “desculpa”, “perdão”, “obrigado”, “por gentileza”, “você primeiro”.

O conhecimento tecnológico evoluiu, ganhamos mais dinheiro, mas nossa humanidade regrediu.

O que vale é o “falo” de quem está pagando. O Money ultrapassa os nossos códigos sociais e de civilização.

Nossa consciência tem atrofiado. Temos liberdade religiosa no nosso país, garantida pela constituição. Mas, ao invés de aproveitarmos para vivermos nossos rituais e crenças, cada um no seu lugar, queremos um ringue de luta com outras religiões.

Ao invés de noticiarmos quando um cientista descobre algo que irá favorecer a humanidade, ou, a elaboração de novos projetos sociais e econômicos, preferimos celebrar, dar crédito, para aquela cantora de funk que saiu nua em uma revista, ou o escândalo sexual de alguém famoso. Nossa sociedade se alimenta de lavagem. E o pior, pagamos caro por isso.

Encaramos com naturalidade os casos de pedofilia, traição, assassinato por dinheiro, corrupção, policial matando uma juíza. Nossa alma já está anestesiada diante de tais notícias.

Lamentável!

Diante desse cenário, desejo que no ano de 2012 sua consciência seja renovada. Seus valores e princípios sejam fortalecidos. Sua sensibilidade para com a necessidade do próximo avivada.

Lembre-se, biblicamente o profeta Daniel uma vez falou que a ciência iria evoluir. Fato! E Jesus disse que nos últimos dias o amor de muitos se esfriaria. Fato também!

Que o seu amor não esfrie.

Seja gentil, justo, responsável com a sua vida, família, emprego e nação.

Deus abençoe a sua consciência nesse ano de 2012.

Pedro Henrique Curvelo

Janeiro de 2012