domingo, 3 de junho de 2012

CASTELO DE FANTASIA NA MENTE



   
   A fantasia para o ser humano é uma segunda via que ele utiliza para poder viver. Encarar a realidade da vida, o seu contexto familiar, social e psíquico pura e simplesmente no preto e branco é complicado e insustentável.

  Diante disso, o homem utiliza aquilo que é subjetivo. Essa subjetividade pode ser vista nos vícios, religiosidade, arte, drogas, bebidas e sistematizações de comportamentos construídas para cada variável que surge na vida.

  Lidar com esse lado subjetivo é bom e ao mesmo tempo perigoso. Digo isso porque tal situação pode servir para relaxar a alma e o espirito, gerando uma avalanche de estímulo que irá sustentar uma pessoa por mais algumas horas, semanas, enfim, certo tempo.

  Em contrapartida, a falta de equilíbrio ou direcionamento errado dessa subjetividade pode leva-lo a uma prisão. A construção de um castelo que não poderá sair. Um exemplo disso é a bebedice. O homem pode utilizar a bebida para relaxar a tensão gerada pelo dia a dia. É o momento de esquecer os problemas e ficar off por um tempo. Nesse instante, a alma descansa e no outro dia a rotina volta ao normal. Mas, tal mecanismo pode leva-lo a uma espécie de “projeção astral” sem volta. Uma fuga onde a mente e a sobriedade não conseguem voltar, pois tem medo. Essa pessoa se transforma em um alcoólatra, onde sua vida se desmorona como um dominó. Desiquilibra os relacionamentos, o trabalho, a fé e o próprio corpo. Isto é, aquilo que era para ser um tranquilizante, se tornou em um veneno.

  Utilizar a subjetividade para se esconder é complicado. É por isso que você encontra uma pessoa instruída e que tinha uma vida normal, de uma hora para outra, ficando louca, viciada e totalmente destruída. Pessoas que, por exemplo, diante de tanta amargura e derrotas distorceram a fé e enterraram a mente em um dogmatismo religioso onde vivem um mundo paralelo 24 horas.

  Há uma expressão bíblica que diz que "um abismo chama outro abismo". Fazer uso de um vício pode levá-lo a ter isso como rotina. Ao ponto da química do seu corpo encarar como normal e necessário da mesma forma que você tem necessidade da água e da comida.

  Atenção! Vício pode ser qualquer coisa que prejudica e te impede de viver a realidade. Pode ser a droga em si, bebida, uma religiosidade fanática, a gula, o só querer ficar dormindo, o fugir do real e alimentar a fantasia na questão de relacionamento, emprego e família.

  Meus amigos!

  Despertar e quebrar três ou quatro tijolos que foram construídos pode não ser complexo. Agora, o problema é quando o processo da fantasia se transformou em um castelo.

Pense nisso!

Pedro Henrique Curvelo
Junho de 2012


Nenhum comentário: