sábado, 5 de maio de 2012

Oba-Oba da Sustentabilidade!


               

  Existem algumas verdades que você precisa saber sobre a sustentabilidade e que irão contra o que se tem propagado sobre o tema.

   1º: Ser sustentável implica em consumir menos. 

  Se você consome menos, a economia cresce pouco. Esse conceito atinge diretamente o capitalismo exagerado que vivemos. Uma sociedade sustentável freia a sua pulsação em comprar. Ela questiona antes: Será que realmente preciso comprar um celular novo? Será que preciso trocar de carro esse ano?

  Não podemos nos esquecer de que ser sustentável é desperdiçar pouco. É toda uma cadeia: O material para produzir um celular é fruto de uma exploração, descartando, aquela bateria do seu celular vai para o meio ambiente. Para você ter ideia, para produzir uma bateria de celular é necessário utilizar metais preciosos como: Mercúrio, chumbo, cádmio, manganês e níquel. Brasileiro troca de celular em média a cada 18 meses. Tem necessidade?


  A sustentabilidade aplica o uso da consciência. Ser sustentável é dizer: Preciso realmente de mais uma bolsa? Preciso realmente comprar mais um relógio? Será que não posso reutilizar? Reciclar?
 Conduzindo a sua vida nessas perguntas, você pode acabar comprando menos. Agora pensa: Qual empresa quer isso? Um empresário que vende carro vai vender menos porque o seu cliente tem uma consciência que julga a necessidade daquela compra ou não.


  Uma sociedade sustentável cresce economicamente de forma equilibrada e não por impulso.


  Na sustentabilidade real uma empresa não vê o seu lucro de forma imediata. Ela o ver em longo prazo.


  No entanto, como essa verdade é dura de suportar, algumas empresas se escondem atrás do "selo verde". Fazem campanhas de reciclagem, algum trabalho social que de qualquer forma as beneficiam na hora da mordida do leão (Imposto de Renda), participa do ISE (índice de sustentabilidade empresarial do Ibovespa) e pronto! Passam a imagem de que são empresas comprometidas com o tema.

  2º: Ser sustentável implica ter um espírito de protesto.

  Você compra roupa da Zara?

  Em 2011 houve flagrante que mostrou roupas sendo fabricadas através de trabalho escravo. Isso incomoda a sua consciência? Por qual motivo a Zara continua vendendo muito? Será que as consumidoras não são sustentáveis?

  Uma empresa terceirizada de uma grande empresa de telefonia foi acusada de trabalho escravo na Bahia. Toda empresa é responsável quando terceiriza uma atividade. Essa matéria foi para a televisão. Mas, essa empresa de telefonia continua crescendo.

  Você usa um tênis da Nike? Ela já se envolveu com trabalho infantil.

  Poderia ficar até amanhã falando para você de empresas que não são sustentáveis. Mas não estou as criticando. Pois, só existem porque nós compramos os seus produtos. 
  
  3º: Ser ambientalista nem sempre significa ser sustentável.

  Nesse ponto, quero falar dos ambientalistas utópicos. Onde nada pode ser explorado. A sustentabilidade mostra a coerência de que em alguns momentos é necessário explorar gerando o menor impacto possível. Os discursos de alguns ambientalistas focam apenas no “não”, sem mostrar alternativas.

  4º- A hipocrisia do sistema político.

  A sustentabilidade diz que você deve deixar o carro em casa e usar um transporte público para ir para o trabalho. Tenta então pegar um metrô no Rio de Janeiro para trabalhar. Você irá perceber que é desumano!

  A sustentabilidade diz que se você mora perto do local de trabalho deve ir de bicicleta e deixar o carro em casa. Mas, veja a situação em São Paulo onde um ciclista morreu atropelado por falta de consciência sustentável do motorista do carro. Ou seja, o sistema tem um discurso sustentável, mas não oferece meios para tornar isso viável.

  Por fim, repense se você vem tendo atitudes sustentáveis. Esse ano nós teremos a Rio+20. Será que vamos falar de sustentabilidade de verdade ou será mais um “oba-oba”?



Pedro Henrique Curvelo
Maio de 2012

Nenhum comentário: