sábado, 7 de janeiro de 2012

CARLOS, JOÃO E O PREGADOR


O sistema impõe as suas cercas, placas e estradas para o motor das nossas vidas, induzindo o caminho que devemos seguir, comportamento e escolhas a serem adotadas.

Nesse sistema vivem Carlos, João e o Pregador. Aliás, diversas pessoas vivem. Eles vivem ou vegetam? Não sei! O sistema ainda não me deu um dicionário.

Dentro de uma caixa temos que agir de acordo com o tempo social, estabelecidos por nós como algemas para segurar nossas asas. Carlos tem algemas, ele não ver, pensa que é livre, pois ganha bem e pode satisfazer suas pulsões de consumismo. Na verdade, ele é cego e usa óculos de grau. Que irônico!

Os pássaros voam. Os seres humanos não. Sofisma que encantou o nosso raciocínio. Temos asas sim! Asas na alma, no nosso interior. Temos a linguagem da alma, o simbolismo do renascer espiritual, ritos. Acredite, temos a possibilidade de jogar com as cartas dos anjos e não percebemos.

João muito menos! O coitado se "mata" todos os dias, tentando fazer seu "pé de meia", consome até ao máximo suas energias, se sujeita a certas coisas no trabalho, afinal, precisa pagar as contas. Quando tem uma folga, enche a cara até cair. É um êxtase que proporciona um falso momento de fuga da realidade e asas imaginárias, que ele pula e cai, pois não são verdadeiras.

E o pregador? Sei lá! Ele estava aqui perto quando escrevi esse texto. Deus sabe onde ele anda. Fiquei sabendo que ele decidiu ir contra o fluxo. As pessoas “sãs” o chamam de louco porque largou o emprego e não focou em conquistas materiais. Ele vive durante a semana na cidade grande, fica pregando sua fé no trem e no metrô. Essa semana ele foi expulso pelos seguranças. O “danado” voltou no outro dia! (risos)

Ele fala uma “parada” que não faço a mínima ideia do que seja. Fala da sua vida antiga na favela e vida após a morte. Ele vive o seu mundo. Pois é! Libertou-se do mundo visível e se tornou o dono do seu próprio. Sabe viver bem nos dois, não machuca ninguém, nem a ele mesmo.

Carlos e João pegam o mesmo metrô que o Pregador. Carlos e João descem na estação da Central, no Rio de Janeiro. Já o pregador, ninguém sabe em qual estação ele desce. Melhor assim, pois se descobrirmos onde o vento nasce, perderíamos o prazer da surpresa e do fantástico.

Viver é relativo, é sombrio e é luz! É gozo!

Pedro Henrique Curvelo
Janeiro de 2011

Nenhum comentário: