domingo, 3 de abril de 2011

OS NEGROS SÃO AMALDIÇOADOS?

   
    Recentemente vimos a declaração infeliz do Pastor e Deputado Federal Marco Feliciano sobre os negros:


    “Africanos descendem de ancestral amaldiçoado por Noé. Isso é fato. O motivo da maldição é polêmica...” (Marco Feliciano no Twitter)

    Essa declaração gerou revolta e protesto, somando com a revolta pelo discurso do Deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) a respeito dos negros.

     Mas vamos falar do Marco Feliciano, pastor e deputado.

     Sua declaração mostra ignorância teológica e histórica. A passagem que ele relata se encontra no livro de Gênesis, capítulo 9. Ao terminar o período do dilúvio, Noé e sua família saíram da arca, os filhos de Noé eram: Sem, Cão e Jafé. Em certo momento, Noé bebeu vinho e se embriagou. Bêbado, ficou nu dentro da sua tenda. Seu filho Cão viu a nudez do seu pai e contou para os seus irmãos. Sem e Jafé, pegaram uma capa e de costas cobriram Noé, de modo que não viram a sua nudez.

     Quando Noé ficou sóbrio, ficou sabendo da situação. Revoltado, Noé amaldiçoou o filho de Cão, Canaã. Dizendo:

     “... Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos... Bendito seja o SENHOR Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo. Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo”. (Gênesis 9:25-27)

     Interessante é que Cão teve quatro filhos: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã. Porém, a maldição só cai para Canaã. Analisando a árvore genealógica, os Cananeus são descendentes de Canaã e se instalaram na antiga localidade de Sodoma e Gomorra. Se observarmos, toda essa locomoção de tribos e povoados ocorre principalmente no Oriente Médio (ou de acordo com a historiografia no Antigo Oriente Próximo) e em parte no norte da África (atual Egito).

     Esse pensamento teológico de que os negros são descendentes de Canaã, sendo assim amaldiçoados, foi elaborado na Idade Moderna pela igreja católica para justificar a escravidão.

     Logo, Marco Feliciano com o seu pensamento arcaico ressuscita uma teologia que é pobre e sem fundamento. Além disso, se esquece o Feliciano de que as Nações europeias  berço do protestantismo e catolicismo, foram responsáveis pelo roubo das riquezas da África.

     Roubando e se tornando ricas, é fácil dizer que os africanos são amaldiçoados.

     Marco Feliciano sabe “estorinhas” e não a história. Ele sabe “gritar em nome de Deus” e não o evangelho que diz que todos são iguais perante a Deus, que todos pecaram e carecem da Glória de Deus (Apóstolo Paulo). Feliciano gosta de aparece e não em ser discreto e sábio.

    Espero que os eleitores, principalmente os evangélicos, aprendam a votar de maneira correta.

Pedro Henrique Curvelo

Abril de 2011

Nenhum comentário: