quinta-feira, 8 de abril de 2010




AS PERNAS DO PODER DE EDIR MACEDO


Ao obsevarmos o império de Edir Macedo, podemos perceber com clareza aonde estão as pernas que sustentam o seu “reino”. Os campos em que elas estão fincadas são: Religioso, Político, Comunicação e Econômico.

A primeira semeadura de Edir Macedo, e a mais fácil, ocorreu no campo religioso, fundando em 1977 a Igreja Universal do Reino de Deus. Para arrebanhar fiéis, Macedo e equipe utilizaram uma forma diferente de pregação: Desafiaram os membros sobre o poder do sacrifício na Fogueira Santa de Israel, isto é, abrir mão de uma grande quantidade de dinheiro para que Deus pudesse ver o tamanho da fé da pessoa. Para facilitar esse jogo de barganha, a igreja abusou dos objetos religiosos, foi do sal grosso até a rosa e sabonete ungidos. Qualquer pedacinho de madeira passaram a dizer que era sagrado, pois veio da terra santa. O emprego do exorcismo, entrevista com encostos, e ataque a outras religiões passaram a ser uma arma favorita da cúpula da Universal.

No meio político, Macedo infiltrou os seus discípulos. Com um imenso rebanho, eleger políticos da igreja se tornou fácil. Os membros foram rapidamente convencidos com a ideia de que a política precisa de “homens de Deus”. Com a estratégia de realizar uma vigília no sábado anterior ao domingo das eleições trouxe bons resultados para a Igreja. Com uma bancada da Igreja, Macedo pode ter facilidades em conquistar os seus objetivos.

O campo da comunicação foi fruto das articulações políticas para liberarem rádios. A partir daí foi crescendo: Emissoras de rádio, a compra da Record, sites, blogs, revistas, jornais e livros. Tudo isso para direcionar a forma de pensar de seus seguidores. Com essa importante arma, Macedo pode fortalecer sua imagem e destruir a imagem dos seus inimigos.

O campo Econômico, Macedo se estabeleu com negócios nos mais variados ramos: ações das mais diversas empresas, mercado editorial, música, banco, e, de acordo com algumas acusações, dinheiro em paraísos fiscais.
Dessa forma, que mal há nessa forma de agir do Macedo?

Não haveria nenhum mal se ele respeitasse a lei do equilíbrio. Ou seja, se com essa ação ele não prejudicasse ninguém. Mas não é o que acontece. O povo tem sua fé manipulada, ataques indiretos para derrubar igrejas e líderes evangélicos são realizados. Macedo já atacou Caio Fábio, Malafaia (que um dia já prestou serviços para o Macedo contra o Caio Fábio) e agora o Waldomiro Santiago (Igreja Munidal do Poder de Deus).

Assim, cabe a pergunta: Quem poderá contra o Macedo?

PEDRO HENRIQUE CURVELO
Abril de 2010

Nenhum comentário: