terça-feira, 29 de dezembro de 2009




Tecnologia e a marca da Besta

Desde a ocorrência da Revolução Industrial, diversos pensadores questionaram a ação da máquina com relação a sociedade. Para muitos, ela é a causa da desigualdade social, pelo desemprego, pela padronização da cultura material e do pensamento, um verdadeiro instrumento do diabo.

O filósofo espanhol Ortega y Gasset dizia que a tecnologia transformava os homens em bárbaros. No entanto, eu penso se realmente a barbárie está na tecnologia ou no coração do homem.

A tecnologia deve servir ao homem, e não dominá-lo. Jesus dizia que o que contamina o homem não é o que entra, e sim, o que sai. O homem se comporta como um bárbaro por causa da sua natureza caída. A degradação dos seus valores humanitários. Com isso, a tecnologia é utilizada para modernizar os crimes, serve para explorar a mão de obra humana e para afastar as pessoas.

O problema não está na internet, e sim, nos olhos de quem ver. O problema não está na informatização da empresa que você trabalha, e sim, na negligência daqueles que deveriam investir em especialização.

O problema é o homem. Veja, para uma pessoa a energia nuclear serve como proposta de energia alternativa, para outros como uma bomba.

A besta está no coração do homem.

PEDRO HENRIQUE CURVELO
Dezembro de 2009

2 comentários:

Marcelo disse...

Sim, seria um anacronismo imaginar que precisaríamos ainda viver uma vida selvagem para termos paz. Basta ver a história que está repleta de barbáries. A tecnologia só tem a nos ajudar, desde que é óbvio tenhamos nosso Coração/Mente purificados. Não é pra menos a célebre acertiva: Primeiro o reino de Deus, depois "tudo o mais".

silveira disse...

Acredito q toda essa crescente multiplicação da tecnologia nada mais é do q o cumprimento da palavra. Quanto a suas consequências, tb o cumprimento da mesma.
Devemos ainda perceber q esses grandes avanços tecnologicos tem sido muito util para as forças do mal. Ainda q venhamos a ñ perceber tais fatos, eles ñ deixam de existir por isso. E tudo tende a piorar com a chegada da nanotecnologia, onde, com certeza, vai preparar o caminho do anticristo.