domingo, 14 de setembro de 2008


O AMOR É O FUNDAMENTO DE TUDO

Toda relação precisa ser fundamentada no amor. O amor é desfrutado através do seu canal único, chamado de relação.

Onde há o amor o DESEJO pode ser desfrutado, fora do amor ele se torna concupiscência. Muitos jovens associam os seus desejos sexuais como sinônimo de pecado, mas ele é apenas um desejo pertencente à natureza humana. E como todo desejo, ele pode ser satisfeito. O pecado existe quando se olha à base que há embaixo do desejo. Quando o desejo controla o jovem e foge do equilíbrio surge então à defraudação, cobiça lascívia, egoísmo, fornicação, adultério e aberrações. Quando o amor é o fundamento, o desfrutar é livre e proporciona saúde.

Onde há o amor a RELAÇÃO COM DEUS não é baseada no medo e nem na culpa. Onde há culpa (medo em receber algum castigo), há prisão e tortura. Quando se serve a Deus com medo de ir para o inferno, há loucura e perturbação. O amor me faz entender que não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo. Assim, posso me achegar a Ele com as minhas fragilidades, e na relação com Ele ser santificado.

Onde não há o amor a FÉ VIVA E VERDADEIRA se torna em demência religiosa.

Onde há o amor nos RELACIONAMENTOS, existe então cura. Essa é a função da Igreja: ser uma rede de relacionamentos fundamentados no amor de Cristo. Onde o sair junto, rir junto, chorar junto, confessar para o outro minha crise ou erro (que de repente possa ser um escândalo) traz cura para mim, saúde e qualidade de vida. A relação é fundamentada no repartir do pão.

A RELAÇÃO sem amor é possessidade, doença, obsessão, egoísmo e tortura. Quem ama sabe a hora de dar, receber, viver o momento, sabe deixar ir.

A IGREJA sem amor é apenas um covil de cobras, inquisidores, mentirosos e agentes do diabo.

Onde há o amor a minha OFERTA é uma doação do meu melhor para o Reino, para o outro. Não me prende a uma matemática teológica onde será que é 10%, 20% ou 30%? Oferta sem amor é barganha, ostentação e jugo.

Onde há o amor há INTEGRIDADE e EXCELÊNCIA nos estudos, trabalho e projeto. O que resulta em honra, prosperidade e seriedade conquistada diante dos homens. Fora disso é malandragem, preguiça, falência e miséria.

Onde há o amor à ótica para com os PERDIDOS é dirigida com misericórdia e graça. A relação se torna espontânea, e às vezes, o sair junto, ver um filme, almoçar é feito sem peso e sem se importar com os que os “crentes irão pensar”. E nessa relação há um verdadeiro encontro com Deus. Fora disso, é discriminação, preconceito para com aqueles que têm uma religião diferente da nossa, prepotência em pensar que somos melhores do que alguém. Tabeliães celestiais para dizer quem vai para o céu ou para o inferno.

Onde há o amor há ATITUDE, SIGILO e HUMILDADE diante daquilo que se confessa. Fora disso, é engano e mentira naquilo que se canta e prega.

Viver com AMOR é cultuar Deus. É viver com intensidade, contentamento e gratidão. É entender que amar é deixar de fazer aquilo que vai prejudicar o outro. Amar é entender que “aquilo que eu quero que as pessoas me façam, eu devo fazer a elas”.

Por fim, Quando o amor NÃO é o fundamento, tudo se torna DIABO.


Pedro Henrique Curvelo

Agosto de 2008


A águia de Zeus, a águia Americana
Ub aquila ibi Zeus (Onde há águia, aí há Zeus).

Na mitologia grega, um dos atributos de Zeus que sustenta a sua imagem de árbitro dos céus, dos deuses e dos homens é a águia. Esta que é uma dos quatro básicos símbolos celestiais de Zeus juntamente com a égide, os raios e o trono. A águia é um símbolo principal que identifica Zeus por se tratar de um pássaro que domina os céus. No mito de Ganimedes, onde Zeus, em forma de águia, rapta o jovem Ganimedes por se encantar com sua incrível beleza, a águia é o próprio Zeus em uma de suas múltiplas formas.

Essa identificação por seu atributo foi absorvida pelo Júpiter dos romanos, que foi transformada na mais importante insígnia de suas invencíveis legiões.

Símbolo de glória, poder e superioridade, a figura da águia é também incorporada pelos Estados Unidos da América como uma espécie de “legado divino” ou “real”. A águia foi adotada como símbolo pelo USA no dia 20 de Junho de 1782, quando o Congresso Americano colocou sua figura no grande Selo Oficial e hoje é estampada em todos os sites oficiais, incluindo o selo do Presidente dos Estados Unidos. O ano de 1782 fortalece essa figura de vitória através da águia, pois ocorre um ano após o fim da guerra pela independência em Yorktown, com a vitória dos colonos americanos sobre a metrópole inglesa. Como também, um ano antes do Tratado de Versalhes onde a Inglaterra reconhecia a independência das colônias.

Diante dos vôos históricos dos Estados Unidos e do antigo Império Romano, diante de suas batalhas e vitórias, a figura da águia de Zeus se encaixa perfeitamente nos sucessores desses símbolos. Assim, surge em nossas consciências a pergunta sobre até quando esta águia estará de pé com relação aos EUA, ou então, para quem ficará o legado. Atualmente, temos visto a águia americana em extinção, no mesmo período em que o mundo presencia as fragilidades dos Estados Unidos, como por exemplo, a guerra do Iraque e a crise imobiliária. Enquanto isso, no horizonte podemos observar um outro ser mitológico, o Dragão Chinês, se desenvolvendo e se tornando uma ameaça para a águia americana. Quem vencerá? Apenas o tempo é que irá revelar se a águia americana terá supremacia ao Dragão Chinês, assim como Zeus teve sobre o dragão Tifão.


Pedro Henrique Curvelo


Agosto de 2008


Artigo apresentado ao NEA (Núcleo de Estudos da Antiguidade) da UERJ

O QUE LINDBERG FEZ PELA EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Fez a educação de Nova Iguaçu dar um salto de qualidade - Os novos indicadores do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – divulgados em junho deste ano comprovam que 66 escolas da rede municipal ultrapassaram a meta de qualidade de ensino estipulada pelo governo federal.
Implantou o horário integral – Com o programa Bairro-Escola 30 mil alunos de 48 escolas da rede passaram a estudar em tempo integral. Eles têm aulas de reforço e atividades extra-curriculares como esportes, cinema, dança, teatro e oficinas culturais.
Atraiu uma rede de voluntários da educação nos bairros – O Bairro-Escola funciona com ajuda de parceiros que são os grandes responsáveis pelo sucesso do projeto. Eles cedem seus espaços ociosos nos dias de semana para as atividades extras dos alunos.
Aumentou o número de vagas nas escolas - Em 2005 haviam 98 escolas funcionando em meio período. Atualmente são 102 escolas, 48 delas funcionando em horário integral. O quadro de vagas era de 9.117, com 64.922 alunos matriculados. Em 2008 são 12.199 vagas para 63.840 alunos matriculados.Reformou mais de 90% das escolas – 93 das 98 escolas municipais encontradas em péssimo estado em 2005 passaram por reformas e quatro novas unidades foram construídas. Outras cinco estão em construção.Ampliou as salas de aula - Antes haviam 878 salas de aula. Hoje, com as reformas e ampliações promovidas em toda a rede, o número de salas de aula passou para 934. Outras 38 salas serão criadas até dezembro quando as obras em mais 12 escolas estiverem concluídas.Instalou cozinhas nas escolas - A merenda era terceirizada em 2005. Hoje é feita nas cozinhas construídas nas escolas. Para isso, 600 merendeiras das comunidades próximas às escolas foram contratadas. O índice de rejeição à merenda atingia quase 45% em 2005 e hoje é de 0%. A ONG Ação Fome Zero premiou a cidade de Nova Iguaçu no fim de 2007 pela qualidade da merenda.
Ampliou o atendimento na educação infantil - O repasse às creches conveniadas aumentou 200% e com isso elas atendem a mais quatro mil crianças de 0 a 5 anos.
Aumentou o salário dos professores e incorporou o abono – Os quatro mil professores da rede municipal tiveram reajuste de 10% e agora podem se aposentar porque têm garantida por lei a incorporação do abono de 42,86% ao salário. O que antes era garantido apenas a título de bonificação e não contava para a aposentadoria, agora faz parte do salário.
Informatizou a matrícula – Acabou com as longas filas de pais na porta das escolas. Hoje os pais escolhem entre três opções perto de casa para matricularem seus filhos. Garantiu a inclusão digital de milhares de pessoas - Em 2005 apenas 1% dos alunos da rede municipal tinham acesso à computadores, hoje, todas as escolas dispõem da tecnologia, que garante o acesso dos mais de 60 mil estudantes da rede aos micros. Também instalou mais de 40 telecentros nos bairros com cursos de informática básica que atendem 12 mil pessoas. Levou alfabetização e aceleração dos estudos a 13 mil - Até 2005 havia apenas um programa de alfabetização, limitado às mulheres. Esse programa havia formado até o final de 2004, 1.300 mulheres. Hoje, 11 mil pessoas aprendem a ler e a escrever por meio do Brasil Alfabetizado e outras duas mil pessoas estão completando os estudos no programa Tecendo o Saber. Trouxe a universidade pública - A universidade pública saiu do papel em 2005 e funciona no Colégio Monteiro Lobato com quatro cursos de nível superior que atendem 1.300 alunos. O novo prédio da universidade está sendo construído e a partir do ano que vem passará a atender quatro mil alunos. Garantiu o pré-vestibular gratuito - O sonho de entrar na universidade se tornou realidade para o filho do trabalhador. O pré-vestibular gratuito começou em 2005 com 300 vagas e hoje está oferecendo 700. Mais de 150 pessoas conquistaram a vaga em universidades públicas nos dois últimos vestibulares.Bolsas de estudos e qualificação profissional - 480 jovens universitários recebem bolsa mensal de R$ 300 para atuarem nos programas educacionais de Nova Iguaçu. A prioridade é para bolsistas do Pró-Uni e cotistas da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). Em 2007 foram qualificados 3000 mil jovens, 900 deles foram absorvidos pelo mercado de trabalho. A partir de julho deste ano outros 4.500 jovens terão acesso aos cursos de qualificação profissional em mais de 100 locais espalhados por Nova Iguaçu.






Vote 13 - Pedro Henrique Curvelo