domingo, 14 de setembro de 2008



A águia de Zeus, a águia Americana
Ub aquila ibi Zeus (Onde há águia, aí há Zeus).

Na mitologia grega, um dos atributos de Zeus que sustenta a sua imagem de árbitro dos céus, dos deuses e dos homens é a águia. Esta que é uma dos quatro básicos símbolos celestiais de Zeus juntamente com a égide, os raios e o trono. A águia é um símbolo principal que identifica Zeus por se tratar de um pássaro que domina os céus. No mito de Ganimedes, onde Zeus, em forma de águia, rapta o jovem Ganimedes por se encantar com sua incrível beleza, a águia é o próprio Zeus em uma de suas múltiplas formas.

Essa identificação por seu atributo foi absorvida pelo Júpiter dos romanos, que foi transformada na mais importante insígnia de suas invencíveis legiões.

Símbolo de glória, poder e superioridade, a figura da águia é também incorporada pelos Estados Unidos da América como uma espécie de “legado divino” ou “real”. A águia foi adotada como símbolo pelo USA no dia 20 de Junho de 1782, quando o Congresso Americano colocou sua figura no grande Selo Oficial e hoje é estampada em todos os sites oficiais, incluindo o selo do Presidente dos Estados Unidos. O ano de 1782 fortalece essa figura de vitória através da águia, pois ocorre um ano após o fim da guerra pela independência em Yorktown, com a vitória dos colonos americanos sobre a metrópole inglesa. Como também, um ano antes do Tratado de Versalhes onde a Inglaterra reconhecia a independência das colônias.

Diante dos vôos históricos dos Estados Unidos e do antigo Império Romano, diante de suas batalhas e vitórias, a figura da águia de Zeus se encaixa perfeitamente nos sucessores desses símbolos. Assim, surge em nossas consciências a pergunta sobre até quando esta águia estará de pé com relação aos EUA, ou então, para quem ficará o legado. Atualmente, temos visto a águia americana em extinção, no mesmo período em que o mundo presencia as fragilidades dos Estados Unidos, como por exemplo, a guerra do Iraque e a crise imobiliária. Enquanto isso, no horizonte podemos observar um outro ser mitológico, o Dragão Chinês, se desenvolvendo e se tornando uma ameaça para a águia americana. Quem vencerá? Apenas o tempo é que irá revelar se a águia americana terá supremacia ao Dragão Chinês, assim como Zeus teve sobre o dragão Tifão.


Pedro Henrique Curvelo


Agosto de 2008


Artigo apresentado ao NEA (Núcleo de Estudos da Antiguidade) da UERJ

3 comentários:

Um menino grande... disse...

Podemos ver tambem, a mesma águia em escudos em várias guerras. isso tambem tem algo relacionado?

Anônimo disse...

A potencia esta caindo. Isso e fato. Por aqui nada eh como 'era'... Eles reamente estao em crise, porem com toda crise... sinda se ganha beeem mais que no Brasil. Mas isso por questao de tempo. Certo eh: a falencia esta chegando aos poucos. Triste...mas eh a realidade.

Anônimo disse...

A potencia esta caindo. Isso e fato. Por aqui nada eh como 'era'... Eles reamente estao em crise, porem com toda crise... ainda ganha-se beeem mais que no Brasil. Mas isso por questao de tempo. Certo eh: a falencia esta chegando aos poucos. Triste...mas eh a realidade.