domingo, 27 de janeiro de 2008


A ÓTICA DE UMA CRIANÇA NA PEDAGOGIA DA VIDA


Na vida existe um paradoxo que eu acho muito interessante. Um ser humano, que um dia foi criança, se torna adulto maduro e educa uma criança. Porém, ao observar como cada um se relaciona com a vida, percebi que o adulto é quem necessita ser educado pela criança. Nesta, a pedagogia do dia a dia parece real e disposta.


O adulto, em alguns momentos, vive mumificado pelos vícios da dura realidade da vida. É preso em si mesmo, nas teias da ansiedade que vai desde uma preocupação com a conta de luz que não foi paga até com o sol que hoje está mais forte. Na cadeia alimentar da existência humana, o homem aprendeu sobre a lei do mais forte, que para crescer e se destacar, boa parte das vezes, se utiliza o caminho da malandragem, do “jeitinho brasileiro”, da filosofia onde “os fins justificam os meios”. O adulto é capaz de morrer em si mesmo, isto é, fica morto mesmo estando vivo. A areia movediça que cauteriza a consciência humana no seu egoísmo, isolamento, lascívia e avareza surgem com os anos de vida de um homem sem ele mesmo perceber.


Quando olho para uma criança parece que vejo um outro mundo, pois vejo uma outra relação. Mas que ironia... é o mesmo trajeto histórico do tempo e espaço da vida humana na terra. Se você analisar bem, irá perceber que o sorriso de uma criança consegue mostrar o cálcio da felicidade, mesmo que a criança não tenha ainda todos os seus dentinhos..rsrsrs


A criança consegue mostrar leveza com a vida, até mesmo com a morte. Ela tem a capacidade de desfrutar de qualquer coisa, tudo é motivo para rir e brincar. Uma vez, uma grande amiga estava no banco e observou um casal estressado (novidade! Quem nunca se estressou em um banco?) com a demora do atendimento. As crianças que estavam com o casal ao invés de serem envenenadas por aquele comportamento, começaram a correr pelo banco e a brincar, e elas riam e riam muito com isso. Afinal, se estresse adiantasse alguém na fila, até valeria a pena.


Dificilmente se ver uma criança reprimindo os seus sentimentos. Quando ela está triste, simplesmente chora. Quando está com raiva, simplesmente grita e faz cara feia. Quando quer algo, simplesmente pede. Quando está com sono, simplesmente dorme. Simples assim!... rsrsrsr


Tenho muito que aprender a viver. Observar as crianças tem sido uma terapia para mim, isso amadurece a minha consciência. Deve ser por isso que Jesus ensinou que para entrar no Reino de Deus devemos ser como as crianças. Leves, simples, livres e alegres. Por fim, encare a vida com os olhos de uma criança, com certeza, ela terá mais graça e riqueza.


LUANA SOARES e PEDRO H CURVELO

JANEIRO DE 2008

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei !!!! Bjo p vcs !!! Emerson Mohamed