terça-feira, 24 de julho de 2007

A "INQUISIÇÃO" NA IGREJA EVANGÉLICA






Em 1231 a Igreja Católica, através do papa Gregório IX, criou os tribunais da Inquisição, cuja a missão era descobrir e julgar os hereges. Estes sofriam aplicações de penas que iam desde o confisco de bens até a morte na foqueira.


Nos dias de hoje muitos evangélicos vivem verdadeiros temores diante dos tribunais eclesiásticos que se acham no direito de julgar, condenar ou excluir algum membro que não esteja de acordo com os padrões comportamentais que eles estabeleceram e que muita das vezes não conseguem seguir. E aqui vale ressaltar que esse moralismo não tem nenhuma ligação com os princípios do Reino de Deus.


O que vejo hoje nas igrejas?


Vejo membros que deixam de fazer determinadas coisas "erradas" com medo do pastor descobrir. Ora, será que esses membros não são capazes de discernir a VOZ do Espírito dentro deles e diante disso ter a capacidade de escolher ou não?


É....... Vejo membros deixando de desfrutar da vida (lembrando que desfrutar da vida não é sinônimo de pecado) com o receio de serem "excomungados" em uma assembléia de membros qualquer.


Vejo "Sadraques, Mesaques e Abede-Negos" serem lançados na fornalha. Não porque de fato erraram, e sim, porque foram vítimas da inveja e da difamação.


O que sei?


Sei que o homem não tem o poder de julgar a minha vida e me condenar para o "inferno" (Mt 7:1).


Sei que o meu Senhor Jesus não se vendeu para a politicagem religiosa da sua época.


Sei que Nele não há condenação, e sim, uma segunda chance.


Sei que sou livre para ter a minha própia opinião e decisões. Livre para amar a Jesus e me relacionar com a presença palpável do Espírito Santo. Mesmo que isso seja um escândalo para a "instituição cristã".


Pedro Henrique Curvelo

Um comentário:

Anônimo disse...

Pedro, após a leitura dos seus textos sobre os temas abordados, confirmei o que já acreditava antes: Você é muito bom nisso! Em visitas periódicas ao seu Blog terei, certamente, verdadeiras aulas de histórias virtuais!!
Te adoro!!!!!!!!!
Beijos da Renata!